Hoje o assunto do blog será impermeabilização de lajes, antes de darmos introdução ao assunto, precisamos entender o que é.
O que é?
É um processo da construção civil que visa proteger uma superfície de alvenaria da ação da água, decorrente de vapores, umidade, lavagens, intempéries ou chuvas.
Quando identificar que você precisa?
Sabe aquela infiltração, pontinhos escuros no teto, descascamento na parede, bolhas ou estofamentos? Isso é um indicativo que está na hora de fazer uma manutenção na sua residência e providenciar a impermeabilização do local.
Qual é o momento certo de fazer a impermeabilização?
O momento certo para fazer a impermeabilização é durante a obra, a partir de um bom projeto de impermeabilização, esta, deve ser feita em vários locais da edificação, começando pelo baldrame. Se o solo for muito úmido, é preciso impermeabilizar o próprio piso, para que a umidade não “suba” e cause danos nos revestimentos. As paredes dos banheiros, lajes, marquises, piscinas, calhas e reservatórios também precisam desse procedimento.
Mas, e se a obra já está pronta? Em uma casa ou apartamento que já está em uso onde há grande ocorrência de chuvas ou o clima frio do inverno pode provocar infiltrações inesperadas, entretanto você pode encontrar algumas alternativas para reparos de infiltrações e vazamento, pois existem produtos adequados para cada tipo de problema e para cada área, seja ela interna ou externa.
Melhores impermeabilizantes para laje
Os melhores impermeabilizantes para laje são a manta asfáltica e a manta líquida. Vamos conhecer um pouco dos dois?
A manta asfáltica é um sistema mais tradicional de impermeabilização é feito com uma base de asfalto modificado com polímeros e estruturados, ela garante resistência e elasticidade à superfície, pode ser utilizadas em lajes planas e inclinadas e é vendida em rolos e de várias espessuras. Existem vários tipos de manta asfáltica, para praticamente qualquer tipo de impermeabilização, você sabia? E cada um deles com resistências que variam para o seu uso específico: laje, reservatório, piscina, subsolo etc.
Já a manta líquida é ideal para proteger construções. Ela é feita com uma resina acrílica que, quando seca, forma uma membrana impermeável elástica, permitindo ao ambiente mais resistência contra as mudanças climáticas. Ela é ideal para áreas pequenas e onde não há circulação de pessoas. A manta líquida possui textura semelhante a uma tinta, esse produto pode ser aplicado com um rolo ou trincha, formando uma camada resistente.
Gostaram do tema? Conseguiram entender um pouco a respeito da impermeabilização?