Nós vamos te ajudar a entender como decidir qual é o melhor terreno para construção!
1. Localização.
Antes de decidir a localização é necessário analisar as necessidades da sua família e quais serviços são importantes para ter por perto, por exemplo, se você possui filhos, é importante escolher um local com fácil acesso à escolas, farmácias e supermercados.
Outro ponto extremamente relevante é a segurança do local, antes de comprar um terreno, sonde o bairro, pergunte aos vizinhos se já ocorreram roubos, furtos e visite a região em vários horários, verifique se as ruas são bem iluminadas e se há pontos com algum tipo de vandalismo.
2. Observe o desnível.
Alguns terrenos possuem aclive (nível do terreno está acima do nível da rua) ou declive (nível do terreno abaixo do nível da rua).
No primeiro caso, é necessário realizar cortes, arrimos e contenção e isso gera um custo maior na obra. No segundo caso, pode ser um grande problema, já que a saída de esgoto e águas pluviais devem estar no nível da rua, entretanto, tem a vantagem que o custo do terreno é mais baixo. Em ambas situações, é possível aderir soluções adequadas, nós da JHS conseguimos entregar um projeto bonito, que atenda suas necessidades e solucionamos os possíveis problemas que esses terrenos podem trazer.
3. Legislação municipal.
A lei de zoneamento serve para determinar os tipos de construções (residências, prédios, comércios ou indústrias) e as regras de uso e ocupação do solo. E caso o seu terreno seja em condomínio, você precisa verificar as normas internas do conjunto habitacional.
Você sabia disso?
Geralmente as exigências mais comuns são:
Recuo
• Recuos laterais e frontais: determina quantos metros você deverá deixar sem construção na frente e laterais do seu terreno.
• Coeficiente de aproveitamento: determina quantidade máxima de metros quadrados que você poderá construir somando todos os pavimentos.
• Altura máxima: determina a altura máxima da sua casa a partir do nível da rua.
4. Posicionamento do terreno em relação ao sol.
Parece uma dica besta né? O posicionamento da construção no terreno com relação ao sol é um ponto fundamental, implicará no conforto e até mesmo economia, sabia disso?
Por exemplo, o lado norte recebe o sol mais forte e costuma ficar quente boa parte do dia, já área leste recebe raios de sol da manhã, ideal para colocar os quartos, o lado oeste é bom para fazer cômodos pequenos e de pouca permanência, como área de serviço, garageme etc. O lado sul é onde possui mais problemas, porque no inverno quase não há incidência de sol e no verão recebe apenas de manhã e no fim da tarde
Trabalhar em harmonia com a luz solar pode influenciar de diversas formas no conforto da sua residência, além de sustentabilidade e o mais importante duração da estrutura da casa e dos móveis.
Agora que a JHS te deu 4 dicas valiosas na hora de escolher um terreno, só falta nos contratar para montar um projeto!